“La arquitectura moderna no es un estilo, sino una forma de vida”.
Marcel Breuer.

lunes, 7 de julio de 2014

Cámara de Regidores en Louveira

Câmara de Vereadores em Louveira, São Paulo, Brasil.
Jimmy Liendo, arquitecto - 2012 - 2013.



A ampliação e reforma para a Câmara de Vereadores de Louveira obedeceu a diretrizes dadas pela própria instituição para ampliar as suas instalações.
Tecnicamente, ampliar o prédio existente implicou gerir tanto os aspectos programáticos quanto os construtivos. No primeiro caso, tratava-se de articular e adaptar o conjunto existente, composto por edifícios inicialmente isolados entre si, a fim de garantir maior conforto ao usuário e atribuir uma identidade a sede da Câmara de Vereadores. Enquanto que no campo construtivo o baixo custo da construção era determinante e as fundações rasas das edificações existentes, expostas ao nível do solo, inviabilizavam o uso das áreas adjacentes. Esses fatores resultaram no desenho de um novo anexo que pudesse abrigar os novos usos, de caráter mais restrito, e ser ao mesmo tempo um pivô para organização do conjunto.
Frente a condições climáticas severas foi proposto um anexo-cobertura, um caminho de sombra articulador, e os escritórios existentes foram protegidos do sol intenso da fase poente com brises ou cobertura vegetal. Propôs-se uma nova frente ao prédio público, reformou-se as calçadas com o pedido para aprovar uma ciclovia e um ponto de ônibus para o fácil acesso desde a cidade de Louveira.
O edifício anexo pretende evitar o uso de fontes convencionais de ar condicionado, buscando diminuir o excessivo custo do serviço de energia atual, para tanto dota a nova construção de uma orientação adequada, proteção solar quando necessária e mecanismos que permitam a ventilação natural

















Ficha Técnica:

Arquitetura: Jimmy Liendo Terán. www.diagrama.arq.br
Cálculo Estrutural y Responsável do Projeto: Paulo Ormond
Cliente: Câmara de Louveira.
Instalações Elétricas: Aurea projetos / Thiago Masseto
Instalações Hidráulicas: Aurea projetos / Roger Kriegler
Data do projeto: 2012 - 2013.
Construção: em andamento.
Área: 812 m2

Local: Louveira, São Paulo, Brasil.

No hay comentarios: